quarta-feira, 26 de maio de 2010

Romênia: 24 Eurofighter Typhoon pelo preço de 24 F-16


Romênia pode ter 24 Eurofighter Typhoon pelo preço dos F-16

O consórcio Eurofighter declarou aos políticos da Romênia que mais de cinco mil empregos podem ser criados se a Romênia optar pela compra do Eurofighter Typhoon ao invés do caça norte-americano Lockheed F-16.

A proposta foi feita no dia 11 de maio, na capital Bucareste, por Maurício De Mitri, vice-presidente da Alenia Aeronautica, unidade que é membro do consórcio do caça europeu.
De Mitri adiantou que os planos incluem a venda de 24 Typhoon, da mesma versão que hoje está voando na Força Aérea Italiana, pelo preço de 1 bilhão de Euros, incluindo peças sobressalentes, apoio logístico e treinamento de pilotos e mecânicos.

Os valores e as quantidades do negócio oferecido pelo consórcio europeu são os mesmos que os EUA estão pedindo por 24 F-16 usados. Em março último o Conselho Supremo de Defesa da Romênia optou por adquirir os caças da Lockheed, mas a aprovação final tem que ser dada pelo Parlamento, que chamou os representantes do Eurofighter Typhoon e da Saab para ouvir suas novas propostas.

Em abril, a Saab afirmou que poderia vender 24 novos Gripen pelo preço dos 24 F-16 usados, incluindo treinamento, apoio pós-venda, 100% de transferência de tecnologia e pagamento facilitado.

Nenhum comentário: